O que é modelagem 3D?

Postado em por

A computação gráfica possibilita várias coisas que antes não eram possíveis. Hoje em dia podemos criar filmes ou vídeos com muitos efeitos produzidos por computador. Dentre essas várias possibilidades temos a modelagem 3D. Para entender o que é modelagem 3D, antes de tudo, é importante entender bem o que é um desenho 3D.

O que é um desenho 3D?

Enquanto o desenho 2D tem duas dimensões, o 3D tem três dimensões. O desenho 3D consegue promover em nossos olhos uma certa ilusão de que aquilo tem profundidade, sendo assim, há uma ilusão de tridimensionalidade. Para criar esta ilusão usa-se várias técnicas, como luz e sombra colocados de maneira correta, ponto de fuga para criar perspectiva etc. Recomendo que leia o artigo onde falo sobre ponto de fuga e perspectiva:

A Modelagem em 3D

A modelagem 3D se baseia em, normalmente, utilizar um software de computador que trabalhe com isto para reproduzir digitalmente formas em três dimensões. Através de um software de modelagem 3D é possível criar uma infinidade de coisas, como personagens, cenários e objetos.

Modelagem 3D
Modelagem 3D

O domínio destes programas, normalmente, não é tão simples e exige muito estudo. Os objetos modelados podem ser rotacionados para todos os lados possíveis, podendo ser visualizado cada parte do mesmo. O objeto final é chamado de modelo 3D.

A renderização

Depois que finalizamos nosso modelo 3D passamos para uma etapa chamada de renderização (ou render, em inglês). Nesta etapa o que foi criado será renderizado junto com os efeitos de iluminação, texturas, materiais etc. O tempo varia dependendo da quantidade de objetos modelados, da iluminação e materiais utilizados, do renderizador e muitos outros fatores que podem interferir. É comum que a renderização demore bastante tempo, pois, necessita utilizar muitos recursos do computador.

Recursos que um programa 3D consome

Em muitos programas de modelagem 3D, os recursos consumidos pelo computador é muito grande, por isso recomenda-se um computador com uma boa (para não dizer ótima) placa de vídeo, bom processador e memória RAM. Não é qualquer computador que irá conseguir rodar um software desses. Se for para uso profissional complica ainda mais, pois, irá ter que cumprir prazos e o cliente não irá aguentar ter que esperar muito tempo para renderizar. Deve ser lembrado que, em muitos casos, uma das etapas mais demoradas da modelagem 3D não é a modelagem em si e sim o tempo de renderização, isto se deve devido ao fato de que muitas vezes não se tem dinheiro suficiente para investir em um computador com potência que supra todas as necessidades do profissional.

Animação em 3D

Depois de ter um modelo em 3D totalmente pronto, podemos utilizar os recursos do software que está sendo trabalhado para criarmos uma animação, desde que o software permita fazer animações. As animações em geral, irão demorar muito mais tempo para renderizar, pois é renderizado frame a frame (quadro a quadro) e se estivermos utilizando, por exemplo, 30 quadros por segundo, depois de renderizarmos 150 quadros só teremos 5 segundos de vídeo, imagine, então, se a animação tiver 5 minutos ou mais. Recomendo que leia também um artigo onde explico sobre animação 3D:

Programas de modelagem 3D

Há diversos programas destinados a modelagem 3D, contudo deve-se escolher aquele que supra suas necessidades. Há softwares pagos e gratuitos, sendo que somente o fato de ser pago não define sua qualidade, tem, por exemplo, softwares gratuitos que é possível fazer o mesmo que nos pagos. Contudo, quem sai de um software pago e vai para um gratuito pode ter dificuldades, pois, o jeito de se trabalhar não é idêntico, porém, isso é comum e pode acontecer até mesmo ao mudar a versão do mesmo. Segue abaixo uma lista com alguns programas de modelagem:
Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.