O que é colagem?

Postado em por

Existem várias maneiras de se fazer arte, seja com a música, teatro, desenho etc. Nas artes visuais podemos fazer esculturas, desenhos, colagens, entre outros.

Mas, o que é colagem, afinal?

Como o próprio nome diz, colagem é quando se cola objetos sobre um suporte. Consiste em colocar os mais diferentes tipos de materiais um sobre o outro, ou lado a lado, formando assim uma composição artística. Cada matéria pode ter uma textura diferentes da outra ou não.
Como na colagem, a obra final, não fica totalmente plana, ela acaba transitando entre a pintura e a escultura. Na obra pode ser colado pedaços de tecidos, madeira, pedaços de jornal, pedaços de revista e o que mais a imaginação do artista quiser.

Colagem
Exemplo de colagem

Quando surgiu a colagem?

Antigamente, antes mesmo do século XX, a colagem já existia, porém não era considerada como arte. Muitas vezes era utilizada por crianças, como uma brincadeira, ou ainda por pessoas que não eram consideradas artistas. Era somente uma manifestação popular que os críticos de arte desvalorizavam.
Foi somente no século XX, com a criação de um, até então, novo movimento artístico que a colagem passou a ser considerada como arte. O nome deste movimento foi cubismo.
Na colagem do século XX era bastante comum temas como violência e tecnologia, pois, a tecnologia estava se desenvolvendo, principalmente para criar produtos que pudessem ser usados nas guerras. Os artistas, que não aguentavam ver o mundo daquele jeito, vivendo em guerra, sentiam-se quase que obrigados a expressar o que achavam daquilo tudo em suas obras. Artistas como Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Joán Miró, René Magritte e Salvador Dalí trabalharam a colagem em algumas de suas obras.

Veja também:
Deixem seus comentários, logo abaixo. Não deixem de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Marcos Mariano disse...

Curto muito esse tipo de arte, tem um artista norte-americano chamado Jesse Lenz que eu já venho acompanhando a algum tempo, ele segue a linha pop art faz trabalhos com colagens também, eu em particular gosto muito. Sou fã desse tipo de arte.

abraços

Unknown disse...

Vinicius,
Gostei bastante dessa nova abordagem que você está dando no seu blog, trazendo conteúdo básico da área para seus leitores. Achei positiva esta mudança na linha editorial... com certeza vai te trazer resultados positivos.
Umas pequenas criticas... coloca um link com seu email para receber emails pessoais... e adiciona aqui nos comentários a opção nome/url, pois muitos tem problemas ao logar pelas suas opções.
ps. cai 2 vezes até conseguir comentar.

Paulo Prusch disse...

Gosto da sua abordagem direta, os seus posts são informativos e interessantes. Estudo arte e pretendo ser professor, e pesquiso vários blogs, mas é a primeira vez que encontro um que se direciona tão fortemente para o ensino, a sua introdução: O que é? é genial, como é que eu não pensei nisto para o meu blog? Parabéns pela postagem e pelo blog.

Vinicius Martins disse...

Não conhecia este artista, mas, vi algumas obras dele e achei bem legais. Quem sabe crio algum artigo sobre ele.

Abraços.

Vinicius Martins disse...

Olá Unknown,
Que bom que gostou da abordagem.
O email está na página contato (http://www.desenhodg.com/p/contato.html). Quanto a opção nome/url só não deixo ativa porque, neste caso, a opção de comentário anônimo também ficaria ativa.
Abraços.

Vinicius Martins disse...

Olá Paulo,
Que bom que gostou da abordagem. Realmente, blogs neste nicho é difícil de encontrar.
Obrigado e sucesso na sua futura carreira como professor.
Abraços!

Unknown disse...

Vinicius,
O Unknown é o Paulo Valle do Dicas Gráficas do Cardquali... realmente tenho problemas para logar aqui. Vamos ver se dessa vez sai correto.

Vinicius Martins disse...

Entendi Paulo, estranho não estar funcionando, já tive problemas com comentários do Blogger, mas, era usando OpenID e atualmente está funcionando normal. Não tem algo de errado com a sua conta? Achei estranho, pois, os outros usuários conseguiram comentar normalmente. Espero que encontre uma solução. Se o problema persistir vou ver se coloco a opção de nome/url.
Abraços.

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.