O que é um modelo vivo?

Postado em por

Quando queremos pintar obras realistas ou fazer desenhos realistas, ou melhor, entender as proporções do corpo das pessoas precisamos entender o corpo humano. Ver fotos, vídeos ou pessoas com roupas, acaba atrapalhando neste aprendizado, pois, não se dá para saber com precisão como é este corpo. Por isso muitos optam por trabalhar com um modelo vivo.

Mas, o que é um modelo vivo, afinal?

No desenho de modelo vivo, obviamente, precisa-se de um modelo. Este modelo, homem ou mulher, fica nu em algumas determinadas poses para que se possa desenhá-lo. Junto ao modelo pode ter um ou mais objetos. O desenho do modelo vivo é representação do corpo humano em uma superfície 2D, normalmente, uma folha de papel. Contudo, há também a escultura da figura humana que, do mesmo jeito, usa o modelo vivo, porém, desta vez ele é representado tridimensionalmente. Pode ser utilizado lápis, carvão, tinta, entre outro materiais. Quando se utiliza tinta, podemos dizer que é feita uma pintura da figura humana.

Modelo Vivo (desenho)
Desenho de modelo vivo
Créditos: Daniel Silva Lopes

Para que é importante um modelo vivo?

O modelo vivo é muito importante para analisar e entender as proporções que tem o corpo humano. Não é igual a pegar uma fotografia e tentar desenhar, pois, com o modelo vivo se tem outras noções de volume, luz, sombra etc. Desta maneira dá para entender melhor como é o corpo de uma pessoa.

Quem precisa aprender modelo vivo?

O modelo, normalmente, posa para um grupo de pessoas que estão aprendendo a desenhar. Para que o modelo vivo não se sinta mal em estar posando para estes alunos, deve-se ter o mínimo de respeito com o mesmo, lembrando que isto não é erotismo nem similar, e sim um estudo do corpo humano. Seguindo algumas regras dá para se ter um bom aproveitamento em uma aula de modelo vivo, sendo assim, os desenhos do aluno terão uma boa evolução. Mas, é claro, que antes de partir para uma aula de modelo vivo é bom ter algumas noções teóricas e práticas sobre desenho, pois, sem isso não adiantará de nada ficar frente ao modelo.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais pessoal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.