O que é nu artístico?

Postado em por

Em obras de desenho, pintura, escultura, fotografia, cinema, entre outros, é comum utilizar o nu artístico. O aprendizado da arte torna-se bem mais rico quando é possível ver uma pessoa despida e criar sua obra a partir da mesma. Contudo, até nos dias atuais pode haver uma certa censura por parte de algumas pessoas.

Mas, o que é o nu artístico, afinal?

O nu artístico tem sido usado desde a pré-história para representar o corpo humano. Os artistas representam nus os homens, mulheres, deuses, entre outros. O nu artístico, muitas vezes não tem a função de mostrar a sensualidade e o erotismo, na verdade depende do contexto em que determinada obra está inserida. Obras deste tipo podem ser feitas para mostrar a beleza de uma mulher, a perfeição de um homem (como na Grécia Antiga), ou ainda, estar envolvido com a religião.

A Maja Nua - Nu artístico
A Maja Nua (La Maja Desnuda), por Francisco de Goya

Para fazer o nu artístico os artistas, na maioria da vezes, necessitam de um modelo, seja masculino ou feminino. Este modelo é conhecido pelo nome de modelo vivo e o mesmo deve ficar em determinada posição durante um certo período de tempo até que o artista consiga terminar sua obra.
Era a partir do Homem Vitruviano que muitos artistas faziam suas obras, este é um exemplo de como as proporções perfeitas eram de vital importância em épocas passadas. A partir do Homem Vitruviano era possível criar uma pintura ou escultura que tivesse uma proporção até então tida como perfeita.

A censura do nu artístico

Apesar de ser feito para a arte, já houve várias vezes em que o nu artístico foi criticado por alguns e tiveram até obras que foram danificadas por pessoas que tinham preconceito com o nudismo. Em igrejas católicas, por exemplo, já teve casos em que foi preciso cobrir o corpo de seres que estavam representados em obras de arte. Há pessoas que não aceitam, pois, pensam que o corpo de qualquer um deve estar coberto com roupas, até mesmo em obras de arte, como pintura, escultura etc.
Apesar da censura ter causado muitas perdas artísticas durante anos, o nu artístico continua sendo bastante utilizado e muito importante na arte do mundo todo. Quando há realmente uma liberdade de expressão não deveria existir a censura para acabar com a reprodução da obra. Contudo, certos locais podem acabar não sendo os mais adequados para a divulgação de obras deste tipo. Cabe a todos que cuidarão da criação e da exposição daquela obra, decidir o melhor local para que seja exposta.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.