Como fazer um flip book com papel Post-It

Postado em por

Gosta de animações? É sempre bom assistir desenhos animados, filmes de animação e afins. Melhor ainda é poder fazer uma para que saia do seu jeito, se expressando da maneira que quiser, não é mesmo? Hoje ensinarei como utilizar um tipo de papel chamado Post-It para fazer uma pequena animação. Nesta animação não será necessário o uso de computador nem para criá-la nem para visualizá-la.

O que é Post-It?

Para fazer uma animação com Post-It é necessário, antes de tudo, saber o que é esse tipo de papel. Post-It é um pequeno bloco de folhas papel que contém, na parte superior, uma faixa com fita adesiva. Esta fita adesiva permite colar e descolar cada folha do bloquinho, da maneira que preferir. Este bloco serve para deixar lembretes, fazer anotações e para os mais criativos fazer animações, seja para passar o tempo, para se divertir, ou ainda, publicá-las na internet (mais precisamente no youtube).

O que é um flip book?

Flip Book feito com Post-It
Flip Book feito com Post-It

Um flip book é quando organiza-se imagens em sequência para que sejam folheadas uma a uma, dando assim a ilusão de movimento. Por exemplo, se desenharmos na primeira folha de um caderno, uma pequena bola, na segunda folha, a mesma bola, mas, alterando um pouco sua posição, na terceira folha alteramos mais um pouco sua posição e assim por diante, até chegar no fim do caderno. Depois passamos cada folha do caderno rapidamente, com o dedo polegar de uma mão passando as folhas e a outra mão segurando o caderno. No fim disso tudo você verá uma pequena animação de uma bolinha se movendo.

Como fazer um flip book com Post-It?

A animação no post-it é quase igual a que foi descrita acima, mas, desta vez irei passar um passo a passo para que fique melhor a compreensão. Segue abaixo, como fazer um flip book passo a passo:
  1. Para fazer nosso flip book precisamos de alguns materiais, sendo eles: um bloco Post-It (pode ser outro bloquinho também, mas, no caso deste tutorial será esse mesmo), um lápis e, se quiser pintar seus desenhos, uma caixa de lápis de cor. Obs.: o Post-It é encontrado em diversos tamanhos e cores, então, poderá escolher o de sua preferência.
  2. Antes de começar a sair desenhando pense em um roteiro, pense em como sua história será, nos objetos e personagens que estarão presentes. Lembre que a animação final dura poucos segundos, então, não dá para criar algo muito complexo com apenas um bloco Post-It. Tente pensar em algo curto, que possa acontecer em segundos, como um barquinho navegando pelo mar, uma bola de basquete caindo na cesta, um menino andando etc.
  3. Agora é hora de passar sua ideia para o papel. Tire o Post-It da embalagem e, na primeira folha, desenhe o primeiro quadro (frame) da sua animação.
  4. Vá para a segunda folha e desenhe o segundo quadro, deixando os dois desenhos quase idênticos, mas, fazendo uma pequena modificação para dar a impressão de movimento ao passar de uma folha para a outra.
  5. Vá a terceira folha e desenhe tudo de novo, fazendo mais uma pequena alteração no desenho.
  6. Faça o mesmo nas outras folhas, fazendo pequenas alterações em cada uma até chegar no fim do bloco. Se sua animação acabar e a ainda tiver sobrado folhas, não tem problema, como disse, elas se desgrudam uma das outras, então é só retirar as que ficaram a mais.
  7. Se for colorir seus desenhos, agora é a hora, pegue seus lápis cor e pinte cada desenho com as cores que preferir. Dê preferência, a menos que esta seja a intenção da animação, a pintar os objetos de cada folha das mesmas cores, senão, a animação ficará mudando de cor a cada instante. Se não for colorir, pule este etapa.
  8. Pronto! Seu flip book de Post-It está terminado. Agora é só passar as folhas rapidamente, dá primeira até a última, com os dedos e verá os objetos, personagens etc. (dependendo do que você desenhou) se movendo (ou mudando de cor).
É bem divertido criar um flip book, seja criança ou adulto. O resultado final acaba surpreendendo, pois, você verá seus desenhos criando vida. Se fizer tudo certo tenho certeza que não se arrependerá.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.