O que é hiper-realismo?

Postado em por

Há diversos tipos de pinturas e esculturas, sendo que cada uma são maneiras diferentes do autor se expressar. Embora tenha algumas formas de expressão em que boa parte da população não entende, há uma que surpreende muito, sendo chamada de hiper-realismo.

O que é hiper-realismo, afinal?

O hiper-realismo (ou hiperrealismo) são obras de arte, seja na pintura ou na escultura, que o artista retrata algo que parece ser uma foto em alta resolução. Muitas pessoas que olham para uma pintura hiper-realista sem saber do que se trata, pensam que é uma fotografia tirada de alguém ou de algum objeto real. O hiper-realismo é uma evolução do fotorrealismo.

Escultura hiper-realista, por Ron Mueck
Escultura hiper-realista, Ron Mueck
Créditos: Claudia Cota

O que consegue fazer com que estas obras fiquem tão parecidas com o real, está no fato de que cada detalhe é colocado nas mesmas. Além disso, o artista tem um bom entendimento das formas dos objetos, conseguem perceber luz e sombra e passar tudo isso para o papel (ou no caso da escultura, para o material que esteja usando).

Como surgiu o hiper-realismo?

Em 1973, ocorria uma exposição foto-realista organizada pela belga Isy Brachot, que usou o termo hiper-realismo como título da mesma. Desde de então, o termo começou a se popularizar cada vez mais e hoje, com a internet, ficou muito fácil de conhecer algumas obras que carregam o hiper-realismo.

Como faço uma pintura hiper-realista?

Se já sabe desenhar, entende as proporções do corpo humano, sabe passar tudo isso para o papel, sabe pintar etc. ficará mais fácil de aprender a criar pinturas hiper-realistas. Contudo, para chegar a este nível exige muito esforço e determinação para aprender. Não existe uma fórmula para aprender imediatamente, o melhor jeito mesmo é praticar, e se tiver condições, frequentar um curso que trabalhe isso com alunos.

Hiper-realismo e a computação gráfica

Com a evolução da tecnologia, dentre outras a computação gráfica, a produção de imagens hiper realistas digitais tornou-se algo viável. Hoje é possível criar imagens em 3D com hiper realismo utilizando softwares como o 3ds Max, Maya, entre outros, utilizando alguns renderizadores. A maior complicação nesta maneira está no fato de, além de saber como desenhar, terá que ter um bom conhecimento nestes programas.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais pessoal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.