Moça com Brinco de Pérola

Postado em por

obras de arte antigas que são inesquecíveis, que não duram somente naquele momento como também, resiste a décadas ou séculos (há casos em que a obra só é reconhecida após a morte do autor). Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, em inglês, Rapariga com Brinco de Pérola, em Portugal, ou ainda, Het Meisje met de Parel, em holandês) é uma obra criada por Johannes Vermeer, um pintor holandês nascido em 1632 e que faleceu em 1675. O artista também é conhecido pelo nome Jan Vermeer, Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.
Sobre a obra original, Moça com Brinco de Pérola, pouco se sabe, alguns a consideram como uma segunda "Mona Lisa", pelo fato de haver algumas semelhanças entre as duas. Contudo, a pintura de Vermeer é uma obra única. Hoje, a pintura está localizada no museu de arte Mauritshuis.

Moça com Brinco de Pérola, Johannes Vermeer
Moça com Brinco de Pérola, Johannes Vermeer

Apesar de pouco se saber da real história sobre o quadro "Moça com Brinco de Pérola", em 2003 foi lançado um filme de mesmo nome que conta como, supostamente, a obra poderia ter sido criada.

O Filme: Moça com Brinco de Pérola

Neste filme Colin Firth interpreta Johannes Vermeer, enquanto, Scarlett Johansson interpreta Griet, a suposta moça que Vermeer teria pintado no quadro. Griet, a personagem principal do filme, vai trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um famoso pintor do século XVII. Johannes percebe toda a sua beleza e acha que uma pintura dela ficaria ótima, então decide começar a pintá-la. Para a obra ficar completa ele pede que use o brinco de pérola de sua esposa. Tudo deve ser feito escondido para que sua esposa não descubra.
Durante o filme Johannes mostra uma câmara escura para Griet, instrumento pelo qual é possível visualizar o que está à frente de seu orifício. Aos poucos Griet começa aprender algumas coisas com o pintor, como por exemplo, conseguir fazer cada cor de tinta. Em certa ocasião ele lhe explica que as nuvens não são todas brancas e sim formadas por cores, como o azul, o amarelo e tons de cinza.
Griet ainda tem que suportar várias ofensas da filha do casal e de um homem rico que não está muito contente com o fato de Vermeer estar pintando-a. Pieter, um trabalhador do açougue que Griet costuma frequentar, se mostra muito atraído e interessado por ela. Griet parece também estar gostando dele, embora, que aparentemente tenha uma paixão pelo pintor. Contudo, a paixão entre Vermeer e Griet é quase que impossível visto que ele já é casado e ela é pedida em casamento por Pieter.
É um belo filme que mostra principalmente a pintura intitulada “Moça com Brinco de Pérola”, produzida entre 1665 e 1666, que Johannes Vermeer decide fazer com Griet. É focado principalmente na produção do tal quadro e no enredo que cerca esta produção.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.