Diferenças entre ilustração e desenho

Postado em por

Os desenhos e as ilustrações causam muitas dúvidas em relação as diferenças entre os dois. Muitas pessoas pensam que desenho é o mesmo que ilustração e ilustração é o mesmo que desenho. Não estão totalmente errados, pois, uma ilustração pode sim ser um desenho. Contudo, nem todo desenho é uma ilustração.

Mas, quais são as diferenças entre desenho e ilustração?

Com disse no artigo "O que é um desenho?", ele é formado por pontos, linhas e curvas, pode ser bidimensional ou tridimensional e existem vários tipos, entre eles está a ilustração. Como podemos perceber, a ilustração é somente um tipo de desenho. Contudo, ilustração não é somente o desenho, pois, pode ser uma pintura, uma colagem etc., sendo, que antigamente até uma foto era tratada como ilustração.

Menina andando - desenho ou ilustração?
Desenho ou ilustração

Para que serve uma ilustração e como ela deve ser usada?

Uma ilustração serve, principalmente, como um complemento a determinada leitura. Por exemplo, se temos um texto falando da saúde dos cachorros, podemos ter uma ilustração com um cachorro junto ao seu veterinário. Isso torna a leitura mais tranquila e facilita a compreensão do texto, já que é importante que, de vez em quando, o cachorro vá ao veterinário. Agora, passamos para um exemplo do que não deve ser feito: se temos um artigo falando sobre a bolsa de valores e colocamos a ilustração de um longo vestido vermelho, certamente o leitor não conseguirá associar o que tem a ver este vestido com o texto sobre a bolsa de valores. Para concertar essa situação, pode ser colocada uma ilustração de notas de dinheiro, de gráficos, entre outros.
Cada ilustrador tem um estilo próprio que prefere trabalhar, devendo escolher o que mais lhe agrada e tem melhor facilidade. Temos o realismo, o estilo cartoon, a caricatura, entre outros. Muitos acabam misturando estilos e criando seu estilo próprio. Veja mais detalhes sobre estilo, no blog TuDiBão:

E os desenhos, como devem ser usados?

Esta pergunta é muito relativa, pois, considerando o variado número de desenhos existentes, estes podem ser usados para diversas finalidades. Por exemplo, um esboço é a "pré-obra", é nele que são definidos a posição dos principais componentes do desenho, ajudando assim a definir como a obra ficará depois de finalizada; em uma história em quadrinhos, o desenho é utilizado para contar uma história inventada por alguém; e na ilustração, como foi dito, normalmente é utilizada para complementar um texto.
Como podemos concluir, existem muitos tipos de desenhos, incluindo a ilustração. A ilustração se difere dos demais tipos de desenhos, pois, é feita para complementar informação e logo deve seguir algumas regras para que o leitor entenda, deve passar a mensagem de maneira clara. Já em uma obra de arte comum, o autor pinta, por exemplo, para se expressar, não se preocupando se as outras pessoas conseguirão entender ou não.

Veja também:
Bem, espero que tenha dado para entender, qualquer dúvida é só comentar, logo abaixo. Siga-nos no twitter @doublegraphic e curta nossa página no facebook "Desenho DG". Até mais, pessoal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.