A 30ª Bienal de Arte de São Paulo, em 2012

Postado em por

Curso de Corel Draw
A Bienal Internacional de Arte de São Paulo (também chamada de Bienal de São Paulo ou ainda, por alguns, de Bienal de Arte) começou a ser realizada a muitos anos atrás. Para ser mais específico a primeira bienal foi feita no ano de 1951, sendo que neste ano ocorrerá a sua 30ª edição.

História da Bienal Internacional de Arte de São Paulo

Fundada em 1951 pelo empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (também conhecido por Ciccillo Matarazzo) juntamente com sua esposa Yolanda de Ataliba Nogueira Penteado (ou simplesmente Yolanda Penteado). Ciccillo Matarazzo também foi o fundador do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). Sendo assim, as primeiras Bienais foram realizadas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo.

1ª Bienal Internacional do Museu de Arte Moderna de São Paulo
1ª Bienal Internacional do Museu de Arte Moderna de São Paulo, realizada em 1951
Créditos: Girafamania

Francisco Matarazzo faleceu em 1977. Desde a 7ª edição da Bienal, ela é mantida pela Fundação Bienal de São Paulo. A 7ª Bienal ocorreu em 1963, mas, seu desligamento com o MAM ocorreu em 1962, época da criação da Fundação Bienal.
O evento conta com participantes do Brasil e do resto do mundo.

30ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo

A 30ª Bienal de São Paulo que tem como título "A Iminência das Poéticas", acontecerá no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. Será realizada entre os dias 7 de setembro a 9 de dezembro de 2012.

Cartazes da 30ª Bienal - A Iminência das Poéticas
Cartazes da 30ª Bienal de São Paulo - A Iminência das Poéticas

Seus curadores são: Luis Pérez-Oramas (curador), André Severo e Tobi Maier (curadores associados) e Isabela Villanueva (curadora assistente). Como diz o próprio site da Bienal: "A 30ª Bienal - A iminência das poéticas define-se por quatro zonas curatoriais distintas: Sobrevivências, Alterformas, Derivas, Vozes e, uma zona transversal, Reverso". Veja mais sobre essas zonas e a bienal de 2012 no site:
Para mais notícias e informações sobre a Bienal, acesse o site oficial:
Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Layout por: Vinicius da Silva Martins | Double Graphic 2011 | Tecnologia do Blogger.