Quem é Andy Warhol?

Postado em por

A pop art foi um movimento marcante que surgiu no final da década de 1950 e logo alguns artistas aderiram ao mesmo. Um de seus maiores representantes foi o famoso artista estadunidense Andy Warhol.

O artista Andy Warhol

Seu nome de nascimento é Andrew Warhola, porém, conhecido mundialmente por Andy Warhol. Nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, no dia 6 de agosto de 1928. Era filho de Ondrej Warhola e Julia Warhola.
Andy Warhol foi empresário, cineasta e pintor, porém, um de seus maiores reconhecimentos se deu ao fato de ser um dos maiores representantes da pop art. O artista utilizava a serigrafia, a colagem, entre outras técnicas que transformavam seus trabalhos em únicos. Também foi fundador da revista Interview e escreveu alguns livros.

Marilyn Monroe, por Andy Warhol
Marilyn Monroe, por Andy Warhol
Créditos: Ian Burt


Che Guevara, por Andy Warhol
Che Guevara, por Andy Warhol
Créditos: Wapster

Warhol estudou no Instituto de Tecnologia de Carnegie (Universidade Carnegie Mellon), em 1945, graduando-se em design. Tornou-se então um ilustrador. Por volta do ano 1960, começou a produzir suas famosas obras de pop art, utilizando artigos do consumismo e pessoas famosas para criá-las. Essa obras costumavam ser reproduzidas varias vezes utilizando cores diferentes. Chegou a fazer obras utilizando até a famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa e a marca de refrigerantes Coca-Cola. Seguem abaixo algumas das obras de pop art produzidas por Andy Warhol:
  • Marilyn Monroe;
  • Liz Taylor;
  • Michael Jackson;
  • Elvis Presley;
  • Pelé;
  • Che Guevara;
  • Sopas Campbell.
Além de ter feito tantos quadros, filmes etc., ainda teve uma forte influência no álbum de estréia da banda de Lou Reed, a The Velvet Underground, sendo o produtor da mesma. Foi por causa de Andy que Nico estava como vocalista em algumas músicas do primeiro álbum da banda, sendo que ele também criou a capa do mesmo, que tem o desenho de uma banana.
Em 1968, Warhol é ferido com três tiros dados pela feminista radical, fundadora e único membro da SCUM (Society for Cutting Up Men, algo como "sociedade para eliminar os homens") Valerie Solanas, porém, estes não foram fatais e depois de alguns meses ele estava recuperado. O fato virou até tema do filme intitulado I shot Andy Warhol (Eu atirei em Andy Warhol).
Faleceu em Nova Iorque, em 22 de fevereiro de 1987, um dia após ser operado da vesícula biliar.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.