O que é gravura?

Postado em por

A gravura é a representação de algo através de uma imagem. Nesta são criados desenhos, pinturas ou relevos em superfícies duras, denominadas de matriz, como por exemplo o metal, a madeira ou a pedra. Há vários tipos de gravuras e cada uma recebe um nome diferente levando-se em conta a técnica utilizada para se chegar ao resultado final. Normalmente, são utilizadas no artesanato e nas artes plásticas. Entre os tipos de técnicas de gravuras destacam-se: a xilogravura, a gravura em metal, a litografia (ou litogravura), serigrafia, entre outras.

O que é a xilogravura?

A xilogravura (ou xilografia) utiliza a madeira com matriz. É como se fosse um carimbo de madeira que ao ser prensado sobre uma folha de papel ou algo do tipo, transfere a imagem para a mesma. Sua origem é provavelmente chinesa e foi criada a partir do século VI. O profissional que trabalha com esta técnica é chamado de xilógrafo.

Gravura (xilogravura) - A Grande Onda de Kanagawa
A Grande Onda de Kanagawa - Xilogravura

O que é a gravura em metal?

Como o próprio nome já diz, a gravura em metal é uma técnica de gravura em que sua matriz é o metal. Esse metal pode ser o cobre, o zinco, o alumínio, o aço, o ferro etc. A técnica também é conhecida pelos nomes calcogravura ou calcografia.

Gravura (gravura em metal) - A Morte, o Cavaleiro e o Diabo (Dürer)
A Morte, o Cavaleiro e o Diabo (Dürer) - Gravura em metal

O que é a litografia?

Na litografia, as imagens são desenhadas com um material gorduroso em uma pedra calcária (pedra litográfica), que no caso é a matriz. É diferente de outras técnicas, pois, a mesma é feita com o acúmulo de gordura na matriz (pedra). Foi inventada pelo ator e dramaturgo Alois Senefelder no final do século XVIII.

Gravura (litografia) - Obra do livro Kunstformen der Natur (Ernst Haeckel)
Obra do livro Kunstformen der Natur (Ernst Haeckel) - Litografia

O que é a serigrafia?

Na serigrafia, também conhecida como silk-screen (silkscreen), a matriz é uma tela. Nesta técnica utiliza-se um rodo ou puxador para vazar a tinta através de uma tela. A técnica pode ser utilizada em camisetas, papel, plástico, borracha, vidro etc.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.  
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.