O que são artes plásticas?

Postado em por

Conhecer arte faz parte da vida de muitos seres humanos. Há diversos tipos de expressões artísticas, como a música, a dança, as artes cênicas e é claro, as artes plásticas.

Mas, o que são artes plásticas, afinal?

As artes plásticas também eram conhecidas como belas-artes, pois representavam tudo aquilo que é belo. Contudo, tempo depois alguns artistas pararam de representar a "beleza", que é um termo muito relativo, pois, cada um enxerga o belo de forma diferente, e começaram a criar obras que aos olhos de muitos já não eram mais assim.

Artes plásticas
Artes plásticas
Crédito da imagem: Donostia-San Sebastian 2016

Fazem parte das artes plásticas a pintura, a escultura, a gravura, o desenho e a colagem. A palavra arte vem do latim ars e significa técnica ou habilidade. O papel das artes plásticas é utilizar determinados materiais, aplicando técnicas, para que consiga expressar ideias e sentimentos.

Quando surgiram as artes plásticas?

Na pré-história, quando o homem caçava para sua sobrevivência, já há vestígios de artes, a chamada arte rupestre (pintura rupestre ou gravura rupestre). Neste caso a pessoa, normalmente pintava nas paredes das cavernas ou superfícies rochosas protegidas. Algo que era bastante comum de ser representado eram os famosos bisões, que os homens daquela época costumavam caçar.

Artes plásticas atualmente

Atualmente há cursos de artes plásticas, contudo, muitos estão deixando de lado este nome para dar lugar ao termo "artes visuais". As artes visuais abrangem não só o que era considerado artes plásticas, como boa parte daquilo que vemos, por exemplo performance, instalações, fotografia etc.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.