O que é e para que serve uma mesa digitalizadora (tablet)?

Postado em por

Quando se é um desenhista e se pensa em fazer desenhos no computador, algumas pessoas podem ficar na dúvida de como criá-los. É fato que há inúmeros softwares disponíveis para isso, como também é fato que alguns produzem imagens bitmaps, enquanto outros produzem imagens do tipo vetor. Contudo, desenhar com o mouse não é igual a desenhar com um lápis e isso acaba complicando a vida de quem está querendo desenhar no computador. Diante deste fato a melhor solução seria utilizar uma tablet para desenho.

O que é um tablet para desenho?

O tablet para desenho, também conhecido como mesa digitalizadora ou ainda, tablete gráfico é um aparelho eletrônico que, normalmente, é utilizado junto a um computador. Com este aliado a um computador e a um software que, dentre outras funcionalidades sirva para desenhar, é possível criar os mais variados tipos de desenhos digitais, como se estivesse utilizando papel e lápis.

Mesa digitalizadora (tablet)
Mesa digitalizadora (tablet)
Créditos da imagem: Roberlan Borges

Como utilizar um tablet?

O tablet vem acompanhado de uma caneta que, porém, não possui tinta em sua ponta. Quando abrimos um software no computador, por exemplo o Adobe Photoshop e pressionamos esta caneta sobre a mesa digitalizadora é gerada uma imagem/desenho. Tudo que for desenhado na tablet é automaticamente passado para o computador. Quanto maior for a pressão da caneta, mais forte será o traço.

No que uma mesa digitalizadora ajuda um desenhista/ilustrador?

Quando um desenhista ou ilustrador quer fazer seus desenhos no computador, o tablet pode ajudar e muito, pois, com este os desenhos, assim como esboços, poderão ser feitos diretamente no computador. Não haverá o processo de ter que desenhar tudo a lápis e depois, redesenhar no computador, embora isso não impeça que se desenhe primeiro a lápis, fica a critério de cada um. O processo de pintura digital também é facilitando, pois, o autor já terá seu desenho pronto na tela, bastando apenas pintá-lo.

Quais softwares utilizar com uma mesa digitalizadora?

Pode-se utilizar diversos programas de computador diferentes com uma mesa digitalizadora, desde que estes sejam softwares que permitam desenhar. Softwares como o Photoshop, GIMP e CorelDRAW são alguns dos que se pode usar com uma mesa digitalizadora.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.