Logotipo, logo e logomarca. O que são?

Postado em por

Uma das coisas mais comuns que um designer gráfico pode fazer é um logotipo. Porém, muita gente confunde o que é logotipo, logo e logomarca. Neste artigo irei mostrar o que estes nomes significam, para que servem, o que eles devem conter, quais softwares utilizar para criá-los, entre outros.

O que são logotipo, logo e logomarca, afinal?

Na verdade, logotipo, logo e logomarca são nomes que designam a mesma coisa. Porém, logomarca, apesar, de estar no dicionário é considerada um neologismo, um termo redundante pelos profissionais da área. Estes profissionais entendem quando alguém diz que quer uma logomarca, mas, não gostam de utilizar esta palavra. O fato é que as palavras logo e marca, se pegarmos suas origens e traduzirmos, o resultado pode ser igual para ambas. Para entender melhor, recomendo que leia um artigo escrito por Canha, do Design.blog:
Veja dois exemplos de logotipos conhecidos, abaixo:

Logotipo do Google
Logotipo do Google
Logotipo da Coca-Cola
Logotipo da Coca-Cola


Um logotipo ou logo é uma forma gráfica única que representa o nome de determinada empresa. Ela deve seguir um padrão e ser usada corretamente para fixar a nome da mesma e para que as pessoas não confundam. Além do logotipo (o nome da empresa), muitas empresas utilizam um símbolo gráfico para representá-la.

Para que serve um logotipo?

O logotipo serve para representar uma determinada marca. Através dele é possível fazer com que as pessoas fixem o nome, cores, entre outras características, fazendo inclusive uma promoção da mesma.

O que deve conter em um logotipo?

O logotipo é basicamente o nome de uma marca escrita com uma determinada tipografia, cores, efeitos, entre outros. Além do logotipo é muito comum o uso de mais um elemento gráfico, o chamado símbolo. O símbolo é diferente do logotipo, porém, os dois costumam aparecer juntos muitas vezes, o que causa uma certa confusão nas pessoas.

Qual o tamanho que um logotipo deve ter?

Não há um tamanho padrão para os logotipos, até porque ele precisará ser redimensionado de acordo com o projeto. O ideal é criá-lo em um programa que trabalhe com vetores, pois, com isso poderá redimensioná-lo sempre, sem perda de qualidade.

O que é redesign de logos?

É comum que conforme uma empresa evolui e os tempos vão se modernizando, que a mesma sinta a vontade ou necessidade de se reformular. Com isso algumas empresas percebem que seu logo pode ter algumas alterações para que fique melhor. Essas mudanças são chamadas de redesign do logotipo.

Quais softwares utilizar para a criação de um logotipo?

Para a criação de logotipos profissionais, dois softwares muito utilizados pelo mundo todo são o Corel Draw e o Adobe Illustrator. Não é recomendado o uso do Photoshop, pois, o mesmo não é voltado totalmente para o uso de vetores.
Tem pessoas que são contra o CorelDRAW e que amam o Illustrator. Eu mesmo não sei mexer muito no Illustrator e sou bem acostumado com o Corel, por isso prefiro ele, mas, não vou entrar nesta discussão aqui. Recomendo que escolha aquele que você se adapta melhor, ambos tem suas vantagens e desvantagens.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.