Como utilizar a ferramenta retângulo no Corel Draw?

Postado em por

Para ajudar quem quer aprender a utilizar o Corel Draw, estou criando alguns artigos mostrando as ferramentas disponíveis no mesmo e como utilizá-las. Embora fazer um curso seja o mais recomendado, o ensino passado por sites/blogs, seja por tutoriais, vídeo-aulas etc. ajuda bastante. Para hoje, ensinarei como utilizar a ferramenta retângulo do Corel Draw para a criação de seus trabalhos no software.

A ferramenta retângulo do Corel Draw

Com a ferramenta retângulo do Corel Draw é possível criar retângulos e quadrados perfeitos. Há duas ferramentas diferentes que possibilitam a criação de retângulos, são elas a Ferramenta Retângulo e a Ferramenta Retângulo de 3 pontos. Abaixo explico o uso de cada uma com mais detalhes:

Retângulo

Com a ferramenta retângulo é possível criar retângulos e quadrados com facilidade. Para utilizá-la, basta ir até a caixa de ferramentas do software e clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a Ferramenta Retângulo, representada pelo ícone de um quadrado ou apertar a tecla F6. Depois é só clicar e segurar o botão esquerdo do mouse em qualquer área da página e arrastar até que forme um retângulo do tamanho que preferir. Se quiser criar um quadrado perfeito basta segurar a tecla CTRL na hora de fazer o retângulo.

Ferramenta Retângulo do Corel Draw
Ferramenta Retângulo do Corel Draw

Retângulo de 3 pontos

Com a ferramenta retângulo de três pontos também é possível criar quadrados e retângulos, porém o modo de utilizá-la é diferente. Com esta, diferente da anterior, é possível criar retângulos já inclinados. Para utilizá-la, basta ir até a caixa de ferramentas do software e clicar e segurar o botão esquerdo do mouse sobre a Ferramenta Retângulo, representada pelo ícone de um quadrado, por alguns segundos e verá que aparecerá um submenu, depois basta clicar na opção Retângulo de 3 pontos. Depois é só clicar e segurar o botão esquerdo do mouse em qualquer área da página, arrastar para formar uma linha, mover o mouse até formar o resto do retângulo e clicar com o botão esquerdo quando estiver do tamanho exato. Se quiser criar um quadrado perfeito basta segurar a tecla CTRL na hora de fazer o retângulo.

Retângulo de 3 pontos do Corel Draw
Retângulo de 3 pontos do Corel Draw

Usando a ferramenta retângulo para cobrir o fundo

Para cobrir o fundo da página com um retângulo, que poderá ser pintado, aplicar textura etc., não é preciso ir com o mouse e tentar desenhar ele do tamanho exato. Para isso basta dar dois cliques com o botão esquerdo sobre a Ferramenta Retângulo que será criado um retângulo centralizado e exatamente do tamanho da página que estiver usando.

Barra de propriedades

A barra de propriedades é igual para ambos os retângulos. Nela há opções para mudar o canto do retângulo, mudar espessura do contorno, ângulo de rotação, fazer espelhamento vertical ou horizontal, converter em curvas, entre outras.
Talvez esteja interessado em mais conteúdo de Corel Draw. Sabia que com apenas R$ 30,00 (sem mensalidades) é possível fazer um curso de Corel Draw online e receber o certificado em casa?
Veja um vídeo mostrando o uso das ferramentas retângulo e retângulo de 3 pontos:


Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.