O que é um designer gráfico?

Postado em por

Curso de Corel Draw
Olá pessoal. Como estão?
Hoje falarei sobre uma profissão muito importante, que acaba estando ligada a diversas áreas, pois, presta serviços a elas. Estou falando do designer gráfico. Neste artigo você aprenderá o que é, o que faz e quais programas utiliza um designer gráfico.

O que é designer gráfico?

O designer gráfico é o profissional que trabalha com artes gráficas (design gráfico). Apesar de ser uma profissão muito importante, no Brasil, ela não é regulamentada. Contudo, consta no Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho.

O que faz um designer gráfico?

Os designers gráficos podem criar identidade visual, logotipo, embalagem, cartaz, folheto, layout de revista etc.
Este profissional deve saber comunicar através de imagem e texto. Tem que passar mensagens de maneira clara para que, as pessoas que verem a arte gráfica, consigam identificar logo de cara do que se trata. Devem conhecer sobre tipografia, diagramação, etc. Muitos gostam de designs minimalistas.

Designer gráfico

Quais softwares um designer gráfico utiliza?

Um designer gráfico deve ter um amplo conhecimento teórico, para saber utilizar cores adequadamente para cada tipo de projeto, entender quais fontes tipográficas são melhores para se trabalhar em determinado caso etc. Contudo, ter somente teoria não basta, pois, um designer gráfico profissional, normalmente trabalha com os mais variados softwares e ter conhecimento de pelo menos alguns deles é essencial para ter sucesso na área. Sendo assim, o profissional também deve ter um conhecimento prático. Abaixo listo alguns dos principais programas utilizados para design gráfico no Brasil e no resto do mundo:

Adobe Photoshop

É um software que serve tanto para edição de fotos, como para criar imagens novas. Muitos desenhistas utilizam um tablet e o programa Photoshop para desenhar e depois colorir, pois, acaba poupando tempo. Se o desenho fosse feito primeiramente à mão e tivesse que ser passado, posteriormente, para o computador, o desenhista teria mais trabalho.
Veja mais sobre o Photoshop:

Adobe Illustrator

É um software que trabalha com imagens do tipo vetor. Com ele é possível criar os mais variados tipos de imagens, desde uma ilustração até um logotipo, infográfico etc.
Veja mais sobre o Illustrator:

Corel Draw

Assim como o Illustrator, também cria imagens vetoriais. Nele é possível criar panfletos, banners, logotipos, desenhos etc. O bom de se trabalhar com programas que criam imagens vetoriais, está no fato de que estas, quando ampliadas, não perdem a qualidade, diferentemente das bitmaps. Veja mais informações sobre o Corel Draw:
Este software trabalha com editoração eletrônica. Nele é possível criar revistas, ebooks, jornais, além de muitas outras possibilidades. Veja também:

Concluindo, para se tornar um designer gráfico é preciso muito estudo, não basta somente aprender um software e achar que já é um. A concorrência nesta área é enorme, sendo assim só os melhores conseguem se destacar e atrair cada vez mais clientes.

Veja também:
É isso pessoal. Não deixem de comentar, nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Layout por: Vinicius da Silva Martins | Double Graphic 2011 | Tecnologia do Blogger.