O que é um folder?

Postado em por

Assim como criar logotipos, identidades visuais, cartões de visita etc., o designer gráfico pode ter a necessidade de criar também um folder. O que acontece é que com tantos nomes, como folder, flyer, banner, panfleto, entre outros, algumas pessoas acabam se confundindo. No artigo anterior, abordei o que são os flyers, se ainda não leu, recomendo que leia:

O que é um folder, afinal?

O folder, também conhecido como prospecto em Portugal, é um material publicitário impresso. Uma diferença básica entre o folder e o flyer é que o primeiro possui dobras. É necessário que tenha pelo menos uma dobra para que o mesmo seja considerado como folder. Veja alguns exemplos de folders abaixo:

Folder de educação - 1
Folder de educação - 1
Créditos: Elisa Lima

Folder de educação - 2
Folder de educação - 2
Créditos: Elisa Lima

Folder Primeiros Contatos - Senac
Folder Primeiros Contatos - Senac
 Créditos: Priscila

Para que serve um folder?

O folder serve para a divulgação de material institucional ou promocional. O folder institucional é utilizado para a divulgação de toda a empresa, podendo conter diversas informações relevantes sobre a mesma. O folder promocional serve para divulgar os serviços ou produtos que esta empresa oferece, assim como seus preços. Cada folder deve ser usado em um caso especifico.

O que deve conter em um folder?

Normalmente, na capa do folder terá uma chamada que faça com que a atenção do leitor volte-se para o mesmo, a fim de que continue a leitura. É comum que o folder contenha pelo menos uma ilustração. Deve ser trabalhado a correta utilização de cores e fontes, além da utilização de logo da empresa (em muitos casos). A última dobra, normalmente, fica reservada para informações de contato, como telefone, endereço, email, entre outros.
Veja algumas dicas sobre o conteúdo e design de um folder no site fmais:

Qual o tamanho de um folder?

As medidas de um folder variam muito e depende de cada caso. Além do tamanho tem que se pensar no número de dobras que o material irá receber. É comum que folders com duas dobras tenham o tamanho A5 (21 cm  x 14,8 cm) ou A4 (29,7 cm x 21 cm). Enquanto, para o folder com uma dobra é mais utilizado o tamanho A4. Apesar disso, na hora de criar deve-se pensar neste caso em específico, pois, talvez possa haver outros tamanhos que são melhores para o que pretende fazer.

Quais softwares utilizar para a criação de um folder?

Assim como para a criação dos flyers, os softwares que podem ser usado para criar folders são os mesmos: o Corel Draw, o Photoshop, o Illustrator, entre outros. Pode ser usado somente um programa ou, então, dois ou mais, depende do que for criar. O ideal é escolher aquele(s) que possui mais afinidade.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.