O que é o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)?

Postado em por

No Brasil há vários museus de arte, não tantos como em alguns países, mas, um acervo razoável que nos permite conhecer diversas obras de artes (pinturas, esculturas etc.). Entre esses museus, temos o MAM, que a pouco tempo foi incluído no Google Art Project, fazendo com que pessoas de outros países conhecessem a arte que temos a oferecer.

O que é o MAM?

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, ou simplesmente MAM, como o nome já indica, é um museu de arte, foi fundado em 1948, por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo Matarazzo) e sua esposa Yolanda Penteado, localizando-se, até aquele momento, na rua Sete de Abril. Em 1958, mudou-se para o Parque Ibirapuera. Contudo, este museu chegou a fechar em 1963, pois, Ciccillo doou o acervo do MAM para que surgisse o Museu de Arte Contemporânea da USP. Entretanto, como nem todos foram a favor do acontecido, Paulo Mendes de Almeida e Mário Pedrosa construíram um novo MAM que teve sedes provisórias no Conjunto Nacional, na avenida Paulista e no Edifício Itália, na região central da cidade, e mais tarde, em 1968, ele vai para a marquise do Parque do Ibirapuera (local em que encontra-se atualmente). O mesmo foi inspirado pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
 Crédito da imagem: Joana Rangel

A última e atual construção do Museu de Arte Moderna que encontra-se na marquise do Ibirapuera, foi projetada em 1953/1954 pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e reformado em 1982 por Lina Bo Bardi. No site oficial é possível acompanhar toda a história do museu, desde quando foi fundado até quase os dias de hoje, com todas as datas mais importantes:
Além do MAM de São Paulo, também há o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu de Arte Moderna da Bahia, ambos chamados de MAM.

Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.   
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.