Como utilizar a ferramenta texto no Corel Draw?

Postado em por

Como já foi dito algumas vezes neste blog, o Corel Draw é um software que serve para criação e manipulação de imagens do tipo vetor (vetoriais). Este possibilita a criação de diversas peças publicitárias e artísticas, como logotipos, folders, cartões de visita, ilustrações, desenhos artísticos, entre outras. Hoje explicarei como trabalhar com texto (ferramenta texto) no Corel Draw.

A ferramenta texto no CorelDRAW

A ferramenta texto do Corel Draw é utilizada, obviamente, para a criação de textos. Depois de ter o texto escrito é possível mover cada letra de lugar, usar efeitos de cores gradientes, aplicar texturas etc. Contudo, não é tão simples como parece, pois, neste software há dois tipos de textos, o texto artístico e o texto de parágrafo, sendo que cada um serve para uma finalidade diferente.
A ferramenta texto encontra-se na barra de ferramentas e é indicada pelo ícone de uma letra "A". Há dois modos diferentes de utilizá-la, um para criar o texto parágrafo e outro para criar o texto artístico.

Ferramenta texto do Corel Draw
Ferramenta texto do Corel Draw X6

Texto artístico

O texto artístico é utilizado, normalmente na criação de textos/frases pequenos. Como é um texto artístico as possibilidades de manipulação do mesmo são maiores. É possível utilizar a ferramenta de seleção para mudar a altura e largura do texto, sendo que o mesmo não é possível no texto de parágrafo. Esta não vai para a próxima linha sozinha, sendo que para que isso ocorra, o utilizador deve pressionar a tecla Enter do teclado.

Exemplo de texto artístico no CorelDRAW
Exemplo de texto artístico no CorelDRAW

Para utilizá-la basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a ferramenta texto ou pressionar a tecla F8, clicar em qualquer área da página com o botão esquerdo e digitar o texto que deseja.

Texto de parágrafo

O texto de parágrafo já é mais indicado para textos grandes. Para digitar uma estória, por exemplo, é bem mais fácil se utilizar o texto parágrafo. Ao utilizar este texto é criada uma caixa tracejada, sendo que o texto digitado ocupará somente o tamanho desta caixa. Ao utilizar a ferramenta de seleção para mudar o tamanho deste tipo de texto, estará aumentando ou diminuindo o tamanho desta caixa, não alterando a altura e largura do texto, como ocorre com texto artístico.

Exemplo de texto parágrafo no CorelDRAW
Exemplo de texto parágrafo no CorelDRAW

Para utilizá-la basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o a ferramenta texto ou pressionar a tecla F8, pressionar o botão esquerdo do mouse e arrastar formando assim um retângulo tracejado, que será a área de digitação do texto. Faça-o do tamanho desejado e logo em seguida digite o texto.

Barra de propriedades

Tanto para o texto parágrafo como para o texto artístico, ao selecionar um deles é exibida a barra de propriedades do mesmo, sendo possível mudar o tamanho, alinhamento, fonte, escolher se será em negrito, itálico, sublinhado etc. Para mudar alguma propriedade de somente um trecho do texto basta estar com a ferramenta de texto selecionada, clicar e segurar o botão esquerdo no lugar que deseja que seja o início e arrastar até onde deseja que seja o fim do trecho. Depois é só mudar a propriedade que deseja.

Barra de propriedades da ferramenta texto, no Corel Draw
Barra de propriedades da ferramenta texto, no Corel Draw


Para completar o aprendizado, segue um vídeo que mostra o uso da ferramenta texto para criar um texto artístico e um texto parágrafo:


Que tal fazer um curso de Corel Draw online com ajuda de tutores para tirar dúvidas, por apenas R$ 30,00 e receber seu certificado em casa?
Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.