O que é pintura digital?

Postado em por

Antigamente as pinturas eram feitas, normalmente, com algum tipo de tinta. Com o tempo, a evolução da tecnologia, os computadores que foram ficando cada vez mais potentes e a necessidade do mercado pela evolução, por instrumentos digitais, foram surgindo softwares de pintura digital.

Mas, o que é pintura digital, afinal?

A pintura digital , que faz parte das artes digitais, é como uma pintura comum, porém, feita utilizando meios digitais, por exemplo um computador com um software que possibilite fazer pinturas. Este tipo de pintura pode ser feita com o auxílio de um tablet (mesa digitalizadora), pois assim poderá pintar como se estivesse utilizando um lápis.

Pintura digital
Pintura digital
Créditos da imagem: Marcus Cruz

As técnicas podem parecer a princípio mais fáceis, porém, o grau de dificuldade também é alto e pode demorar várias semanas para que uma pintura digital fique pronta. É claro que o tempo irá depender da habilidade do artista digital assim como o que for pintar e as técnicas que o mesmo irá utilizar.

Quais softwares possibilitam fazer pinturas digitais?

Há vários softwares que possibilitam fazer pinturas digitais, contudo, é indispensável um estudo do mesmo para se desenvolver técnicas e habilidades, pois, não é o mesmo que se pintar com tinta a óleo, aquarela ou acrílica, embora possa se conseguir efeitos bem parecidos. Entre os programas de computador que possibilitam fazer pinturas digitais estão o Adobe Photoshop, o Corel Painter e o GIMP.

Onde é utilizada a pintura digital?

Este tipo de pintura pode ser usada para inúmeras finalidades, isso só dependerá do objetivo do pintor digital e, se tiver, do seu cliente. A pintura digital pode ser utilizada simplesmente como arte, como também em ilustrações, em personagens, objetos e cenários de jogos de vídeo games, no design, na criação de animações, entre outros.
No blog Tutoriart tem um artigo que explica mais detalhadamente sobre pintura digital:
Veja também:
Não deixe de nos seguir twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.