O que é Imagem Vetorial?

Postado em por

Como foi dito no último post, existem imagens bitmaps (já abordada) e as imagens vetoriais, que abordarei hoje.

Mas, o que é uma imagem vetorial, afinal?

As imagens vetoriais são constituídas por vetores. Na matemática, vetor ou vector é um segmento de reta orientado. Ou seja, diferentemente das imagens bitmaps, as vetoriais não são constituídas por pontos (pixels).
Na área da computação gráfica existem diversos softwares para criação de vetores, entre eles, destacam-se: o Corel Draw, o Adobe Illustrator e o Inkscape. Estes são muito utilizados por gráficas, por exemplo, pelo fato de não haver perda de qualidade na imagem ao imprimir um grande banner. Em imagens vetoriais pode-se utilizar texto, curvas, elipses, poligonos, etc.
Em um teste que realizei, foi criado uma imagem no Corel Draw (vetor) e uma no MS Paint (bitmap), ambas com tamanho 30 x 30 pixels; dentro de cada imagem foi criado um circulo de 30 x 30 px também. O resultado foi: quando retiramos a miniatura da imagem gerada pelo Corel Draw ela obtém um tamanho de 2,38 KB (2.438 bytes), enquanto a imagem gerada pelo paint fica com 2,74 KB (2.814 bytes). Porém, obviamente, ao salvá-la no Corel Draw utilizando uma miniatura colorida de 10KB, este valor sobe para 12,4 KB (12.740 bytes).
Abaixo, segue uma imagem criada no Corel Draw 12:

Vetor - desenho feito no Corel Draw
A qualidade está reduzida pois foi compactada em JPEG
Leia também:
Gostaram? Então comentem o post, logo abaixo. Siga-nos no twitter @doublegraphic e curta nossa página no facebook "Desenho DG". Até mais pessoal.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Criado por: Vinicius Martins | Online desde 2010 | Tecnologia do Blogger.