Estereotipando as cores: O Segredo Negro da Psicologia das Cores

Postado em por

Curso de Corel Draw
Designers e psicólogos continuam a destilar os códigos das cores e seus efeitos sobre como elas afetam os hábitos, humores e tendências de compra de nossa psique por décadas. Classificando estereótipos como: amarelo é a cor do otimismo, enquanto o vermelho representa a fome e a paixão. Embora essas ideias sejam apoiadas por grandes exemplos práticos, outra e outra vez, na verdade elas são construídas fora de uma lógica verdadeira. Cores são culturais e profundamente pessoais, propriedades estas que nenhuma forma de generalização poderá um dia categorizar.

Cores com colheres
Cores com colheres
Créditos: João Vicente

Vermelho

Vermelho é frequentemente rotulado como uma cor que representa a fome, o que é o reflexo do uso abundante na indústria de alimentos e de bebidas. Também é descrito como uma cor apaixonante, muitas vezes usada como referência às marcas de indústrias como as de batons e gêneros similares que utilizam extensivamente uma vasta gama do espectro vermelho. Alguma vez você já pensou sobre como o uso predominante de vermelho, preto e branco em trajes corporativos é influenciado por isto? Talvez os clientes estejam com "fome" de novos produtos ou os executivos desejam mostrar sua paixão sobre a sua empresa ostentando uma bonita e contrastante gravata vermelha. O que sei é que muitas vezes, quando me deparo repentinamente com um sinal de "stop" em vermelho eu me sinto como se estivesse tomando uma mordida deles. De acordo com as regras de psicologia das cores, filmes sangrentos de terror, com grandes quantidades de sangue, vendem mais pipoca, porque por alguma razão nos sentimos famintos quando expostos excessivamente a cores vermelhas. O vermelho está com fome, e vermelho está apaixonado. É certamente, também está muitas outras coisas mais.

Rosa

Penso que ele seja uma das cores mais reprimidas do ponto de vista psicológico. Rosa é muitas vezes descrito como uma cor feminina e elegante que entra e sai rapidamente dos rankings de popularidade. No Brasil não tanto, mas nas criações e expressões gráficas americanas, muitas vezes, dá-se um passo adiante, e de alguma forma, associam a cor com fragilidade ou fraqueza. Mas antes de tudo, feminino nem sempre é igual a fraqueza, e isso é algo que precisamos mudar um pouco. Infelizmente, muitas vezes pessoas se sentem incomodadas em utilizar a cor rosa, ainda que discretamente, no design e layout de suas logomarcas e web sites. Ainda que às vezes pareça apropriado e caia bem com o estilo, mas elas não desejam que de alguma forma algo feminino e frágil seja associado a elas, talvez porque nossa sociedade seja muito masculina e passar uma presença imponente seja uma forte tendência. Pessoas evitam utilizar utensílios rosas publicamente, porque as vezes é muito difícil de admitir usar algo de tal cor socialmente. Na Índia, México e China, o rosa é uma cor comemorada. Eu acho que é hora de parar de ver a cor de rosa através de um par de óculos preconceituosos, e aprender a aceitar o fato de que ela pode ser uma forte, e gênero neutro escolha apropriada para estilização corporativa e para outros tantos usos. Tendências culturais podem impulsionar o sucesso da implementação de cores com total indiferença para o significado geralmente aceito. Afinal de contas, como mero exemplo o T-Mobile parece estar indo muito bem apesar de tudo.

Moedas coloridas
Cores com moedas
Créditos: Marina Aguiar

Amarelo

Eu posso entender o raciocínio geral por trás de muitas das teorias de cores que circulam popularmente, mas eu nunca fui capaz de assimilar em meu cérebro acerca do fato do amarelo ser otimista e alegre. Na minha opinião pessoal o amarelo é a cor mais irritante no espectro e esta definição não poderia estar longe da psicologia da cor atualmente aceita. O amarelo é mais frequentemente descrito como um paralelo a um dia brilhante e ensolarado ou a doçura de um limão. Mas em primeiro lugar, eu não recomendo olhar diretamente para o sol para ver se ele é amarelo. E em segundo, limões não são doces e em maioria são verdes. Eles são muito azedos. Além disso, dias de sol não são tão amarelos. Eles têm um céu azul, folhagem verde e brilhante e água coco. O único amarelo nesta imagem para mim é a abelha tentando me picar, o que não é muito otimista ou alegre. Da mesma forma, a maioria dos sinais de alerta e cautela são amarelos e pretos. Experiência pessoal, opiniões e até mesmo a combinações de cores conduzem a interpretações individuais.

Verde

A cor verde representa frescura, crescimento e cura para os teóricos de cores. É verdade que um pepino de cor verde é refrescante. No entanto, musgo e hera venenosa também são verdes, e ao mesmo tempo é verdade que ambos representam o crescimento, mas não há nada de refrescante ou de cura sobre elas. Eu sempre gosto de guardar o meu pão até que fique verde e distorcido, porque é aparentemente é quando fica mais fresco. Honestamente, a penicilina crescendo sobre o pão não têm propriedades curativas, mas você gostaria de o comer? A Natureza deveria ter escutado a teoria das cores e ter feito tudo isto em vermelho, porque, então, todos nós estaríamos com fome por estas coisas.

Cores do arco-íris
Cores do arco-íris
Créditos: Rodrigo Soldon

Preto

O preto é usado frequentemente para representar luxo, como em uma limusine ou como na elegância de um pequeno vestido preto. É formal, e nos diz que isso é algo que desejamos e não simplesmente queremos. Então, por que os bandidos sempre se vestem de preto também? É possível que ele possa apenas se sentir autoconsciente sobre sua má forma e não tenha tempo para se comprometer com um pouco de pilates enquanto implementa todos seus planos de coisas más.Também pode ser que o preto seja misterioso, fácil de coordenar e mistura-se com as sombras ou apenas estava à venda em qualquer barato leilão. O Contexto da cor é sempre muito mais importante do que a etiqueta estereotipado associado a ela.
Enquanto muitas das teorias das cores vêm de umas verdades generalizadas, seu público não é geral. Concentre-se nos sentimentos individuais em torno de uma cor para o seu mercado específico, entenda como mesclar duas cores juntas podem mudar percepções. Jogar tudo que sabe e que ensinam sobre a psicologia das cores pela janela. Você não estereotiparia uma pessoa importante, então por que você faria isto com sua paleta de cores e consequentemente com todas as suas criações e trabalhos?

Este foi um Guest Post escrito por Johanes Muller, do blog JMuller 777.

Quer ter seu artigo publicado aqui no Desenho DG também? Então, envie seu Guest Post para nós.

Veja também:
Não deixe de nos seguir no twitter @doublegraphic e curtir nossa página de fãs no facebook "Desenho DG". Até mais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Parte do conteúdo deste blog está protegido sob a licença: Creative Commons Atribuição-Uso-Não-Comercial 3.0. Licença Creative Commons
Layout por: Vinicius da Silva Martins | Double Graphic 2011 | Tecnologia do Blogger.